quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sala de Situação - Gestão com Foco em Resultado


Bom dia pessoal, tudo bem?
Hoje o assunto é Sala de Situação, iremos definir conceitos, entender as metodologias e compreender os cenários envolvidos nesta espetacular forma de prover suporte a tomada de decisão.
So… let’s do it? :-)
“Sala de Situação” é um instrumento de planejamento surgido no campo militar, com a finalidade de monitorar situações de perigo em que "o tempo" é a variável fundamental. Intitulavam-na “Sala de Guerra”. Nessa concepção, militares a utilizavam para monitorar situações de perigo imediato. As mais consistentes referências à aplicação do conceito de “Sala de Situação” vieram a ser publicadas, em 1977, por Carlos Matus, técnico em planejamento da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). Quando publicou seus primeiros estudos utilizando o conceito de “Sala de Situação” no planejamento e acompanhamento de ações governamentais, Matus, propunha nova abordagem do planejamento e tinha como pressuposto básico ampliar a capacidade de gestão governamental.
Elabore – Assessoria Estratégica em Meio Ambiente

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mais de 1.000 acessos!

É com imenso prazer que hoje estou aqui para escrever essas poucas palavras…
O Inteligência na Gestão de TI passou dos 1.000 acesso ontem!
Gostaria de agradeçer aos leitores do blog pelo interesse, para mim  é um honra poder ajudar todos vocês. Muito obrigado pessoal.
Para muitos pode parecer pouco, mas para mim, ter mais de 1.000 pessoas me ouvindo, é realmente algo surpreendente.
O blog é novo, tem apenas 85 dias de vida. Estou muito feliz, esse trabalho significa muito para mim, isso me da mais força para tentar melhorar cada dia mais, seja na qualidade da postagem, seja no conteúdo, imagens, etc..
trazer cada vez mais novidades e pensamentos estratégicos e ajudar todos nós a aprimorar o conhecimento compartilhando experiências me motiva todos os dias… obrigado mais uma vez.
Grande Abraço e até o próximo post

terça-feira, 17 de abril de 2012

Interoperabilidade - Parte 4


Prezados(a) Leitores(a), tudo bem?

Hoje iremos concluir a séria de 4 posts a respeito da interoperabilidade entre sistemas.

Para aqueles que não viram os 3 primeiros posts, segue os links:
Parte 1, Parte 2 e Parte 3

Para concluir, nada melhor que começar respondendo a pergunta do gerente de TI:

sábado, 14 de abril de 2012

Business Intelligence e Branding Management

 
Prezados(a) leitores (a), tudo bem?
Hoje vemos que as redes sociais tem tudo a ver com branding management (gerencimaento de marcas) certo?
É quase impossível ter um produto de sucesso se não tiver um perfil e publique informações sobre o produto via twitter, facebook, blogs, etc...
 
A Toccato, uma das 3 master resseler da ferramenta de Business Intelligence QlikView no Brasil tem uma aplicação que parece interessante...
 
 

thumb-qlikbrand-2_1-bO QlikBrand é uma aplicação em QlikView para análise e gestão de marca. Sendo capaz de medir a força de uma marca através das citações encontradas em redes sociais e sites na internet, podendo também, determinar o Share Social e realizar Análise de Sentimento.
As citações são encontradas através de palavras-chave fornecidas aos robôs que navegam pela internet e buscam as referências. Consulte-nos a respeito dos valores para o monitoramento das palavras-chave, pois este serviço não está incluído no QlikBrand.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Interoperabilidade - Parte 3

Prezados(a) leitores(a) tudo bem?
 
Depois de alguns dias super ocupado, estou aqui novamente para escrever a penúltima parte do artigo sobre Interoperabilidade.
Para aqueles que não leram os anteriores, segue o link:
Agora que todos estamos alinhados quanto ao tema, esse post tem como objetivo demostrar as questões técnicas acerca da Interoperabilidade – Metodologias, tecnologias, mecanismos e padrões.
 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Interoperabilidade - Parte 2

Prezados leitores (a), tudo bem?

Nós de TI não somos muito de conceitos não é? Queremos mais é botar a mão na massa ... realizar o projeto mesmo .. então hoje para continuar o post sobre interoperabilidade, irei exemplificar um pouco dos conceitos anteriormente publicados.

Para quem ainda não leu a primeira parte, segue o link

Como todas as empresas, o governo também tem que evoluir! É claro! :-)

Sair do modelo tradicional, burocrático e rígido que todos nós conhecemos, para um modelo compartilhado, onde os serviços são prestados de forma transparente e independente de órgãos, secretaria e departamento, já pode ser considerado uma realidade (e a partir de agora acredito que vcs também acreditaram nisso).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

[Dica QlikView] Macros no Server

Prezados leitores(a), tudo bem?
Hoje a dica é técnica! Espero que gostem.

Enfrentei um problema bem interessante na utilização de macros no QlikView Server a um tempo atraz. Olha que bacana, a missão era a seguinte:
Criar uma base de dados SQL Server com os dados de uma aplicação QlikView para que outros programas pudessem acessar seu conteúdo atualizado. 

Great! é bom saber que o seu cliente gostou tanto do resultado e que gostaria de compartilhar isso com outros colaboradores (pena que não teve recursos para comprar mais licenças QlikView) ....não é??
nada disso! :-)
A aplicação que irá conectar-se a esse banco tem como objetivo espacializar os dados e prover mapas temáticos baseado no ArcGIS da Esri.

domingo, 1 de abril de 2012

Aplicativos Android para trabalhar e se divertir

Boa noite leitores(a)!
Como prometido segue os aplicativos para Android q utilizo para trabalhar e me divertir:
RoadSync: Para conectar a minha
conta de e-mail profissional e acessar minha agenda de reuniões e contatos.
Gmail: Aplicativo nativo Android para sincronizar e-mail, contatos e agendas - esse não precisa procurar, já vem intalado no seu disp. Android.
vRecorder: Aplicativo perfeito para pessoas esquecidas, assim como eu. Com ele é possivel gravar
as reuniões em arquivos .3gpp - Ótimo mesmo! É a minha memória!
Evernote: Assim como nos meus computadores, no celular eu tb tenho essa maravilha! Com ele eu posso salvar meus favoritos em um único local mantendo a minha memoria sempre comigo tb :-)
TeamViewer: Com ele eu posso acessar as minhas maquinas (desktops de casa, notes, servidores, etc) como se estivesse na frente deles... funciona bem...
Ja para o lazer utilizo varios! :-)
Noite hoje: Para saber oq ta rolando de balada bacana em SP
Cardio Trainer e RunTastic: Para auxiliar durante um corridinha ou caminhada
Placar UOL: Esse eu não preciso nem dizer neh..
Smart Truco: Pra jogar com a minha esposa de maduga deitado na cama via bluetooth ;-)
e por fim, o q me diverti todos os dias ha aprox. 2 meses...
Imobster: Jogo onlime tipo mafia...simplesmente viciante!
É isso pessoal.. espero ter contribuido pra uma melhor utilização desse aparelhinho ai que vcs tem em mãos, boa noite! até o proximo post!
Grande abraço!

sábado, 31 de março de 2012

Mobile - A grande onda do sec XXI

Olá caro leitor(a)! tudo bem?
Não existe mais limite para se comunicar. Como diz meu saldoso pai "vocês estão cavando a propria sepultura, daqui a pouco nem comprar presentes para fazer um surpresinha para sua esposa você vai conseguir"
Ele não esta nada errado...
Agora estou eu aqui assistindo x-man 3 e falando com vcs...
Meu celular tem Android 2.1 e, pelo q parece, é compatível com o aplicativo Blogger disponível na Market Place... :-)
Ai vc me pergunta.. oq vc quer dizer com td isso?
NÃO EXISTEM MAIS BARREIRAS PARA A COMUNIÇÃO! Então pessoal deem uma procurada na Aplestore, Market Place ou na Ovi... tudo oq precisam para estudar, trabalhar ou uma pequena diversão enquanto estão ali, sentado no vaso, vão encontrar lá! Não é?
Amanha eu publico os aplicativos q uso para trabalhar e me divertir ok?
Hoje fico por aqui
Grande abraço!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Interoperabilidade - Parte 1

Prezados leitores (a), tudo bem?

Hoje o assunto é Interoperabilidade! Legal neh!?

Interoperabilidade é:

A habilidade de dois ou mais sistemas ou elementos trocar informações entre si e usar essas informações que foram trocadas.

E neste sentido podemos ter orgulho da nossa república federativa! O Brasil está bem avançado neste tipo de abordagem para governos, tanto que tem até padrão nacional já definido, o e-PING - Padrões de Interoperabilidade de Governos Eletrônicos.

O padrão brasileiro foi desenvolvido a partir da experiência de países pioneiros na elaboração de marcos nacionais de interoperabilidade, como o e-GIF - e-Governament Interoperability Framework criado pelo governo britânico e implementado a partir de 2000.

Ambos seguem os mesmos conceitos:

One-Stop Hovernment e Single Window Service - Colocar todos os serviços e informações sobre o governo em uma mesma janela, afim de reduzir o tempo e o esforço do cidadão em encontrar a informação ou obter o serviços que necessitam.

Para aqueles que desejam se aprofundar, recomendo fortemente ler o One-Stop-Europe:
http://www.verbundkolleg-berlin.de/AndereVeranstaltungen/SR77_OneStopEurope.pdf

E o e-Government Interoperability Framework:
http://edina.ac.uk/projects/interoperability/e-gif-v6-0_.pdf

O projeto e-PING gerou como produto o Catálogo de Interoperabilidade, a Arquitetura Referencial (Modelo de SOA adaptado a realidade dos sistemas do Governo Federal) e o Guia de Interoperabilidade.

O primeiro projeto a utilizar o e-PING como elemento-chave foi o Infoseg, projeto que viabiliza a integração de dados sobre segurança pública em todo território nacional.

A Rede INFOSEG hoje integra os bancos de dados das secretarias de segurança pública de todos os estados e distrito federal, incluindo termos circunstanciados e mandados de prisão; o sistema de controle de processos do Superior Tribunal de Justiça; o sistema de CPF e CNPJ da Receita Federal; o RENACH - Registro Nacional de Carteira de Habilitação e RENAVAM - Registro Nacional de Veículos Automotores, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN); o SIGMA - Sistema de Gerenciamento Militar de Armas, do Exército; o SINARM - Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal e o SINIC - Sistema Nacional de Informações Criminais, ambos da Polícia Federal. Estão em estudos e negociações outros sistemas para comporem a grande REDE INFOSEG.

www.infoseg.gov.br

O projeto é um sucesso! Vejam abaixo como deve ter sido complexo integrar todas essas organizações:

Fiquem ligados!

nos próximos dias publicarei a parte 2, com outros exempos de sucesso do e-PING e mais algumas informações interessantes!

Abraço!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Enraisando a TI através do PDTI


Prezados leitores (a), tudo bem?

Durante esse final de semana li bastante sobre Plano Diretor de TI ao redor do mundo e encontrei informações fantásticas!

É claro que um PDTI não vai ser criado por aspirações divinas. Ele é geralmente construído baseado no plano diretor da empresa ou organização.

Plano diretor, BSC, pode dar o nome que quiser... o que eu estou falando aqui é de diretrizes estratégicas para empresas e governos com pensamento focado na situação atual e nos passos a serem dados para chegar a um determinado objetivo projetado, através de ações de curto, médio e longo prazo, que podem estar relacionados às mais diversas temáticas - custo, aprimoramento, inovação (ou a não obsolescência), qualidade, oportunidades, entre outros, ok?

Primeiro procurei por planos para cidades ao redor do mundo (como atualmente trabalho em um instituto que presta serviços para governos, o assunto caiu perfeitamente).

O que esta acontecendo por ai? Assim posso ter uma ideia das tendências mundiais que poderão ou não afetar o meu negócio/serviços/atuação governamental.

Da para descobrir muito sobre uma cidade/governo lendo o seu PDTI. É possível descobrir, por exemplo, que a República da Armênia não tem uma boa infraestrutura de informação e comunicação e isso esta afetando o crescimento das indústrias e dos demais setores da economia.

sábado, 24 de março de 2012

TI não pensando como TI

Opa Legal?

Ultimamente ando refletindo bastante sobre o uso da Tecnologia da Informação nos meios corporativos e como, de uma forma ou de outra, os caminhos para a solução dos problemas são tão simples e básicos que muitas vezes chega a me surpreender como ainda não foram executados.

É claro que a maiora das empreas encara TI como um gasto, puro e somente.
E em muitas vezes eu concordo com esses gestores... por que? simples!

Os geeks ainda continuam fazendo trabalho de TI sem utilizar as metodologias e as ferramentas que a adminsitração provê.
Gestores de TI fazem cursos de certificação PMI, não gerenciamento de projetos!

Não desconsiderando a certificação que demostra os aspecto praticos e metodológicos de como se escrever um projeto, mas pensem nisso ... isso não nos torna ainda mais operacionais?

Precisamos de gestores de TI que tenham uma visão de futuro, que estejam alinhados ao negócio da empresa e que tangibilizem resultados na forma de produtos e serviços externos ou internos (caso a empresa não tenha foco na venda de serviços dessa área).
Se a empresa for um grande escritório de contabilidade ou um supermercado de verejo, isso não impede de ter a TI como um fator crtítico de sucesso, não é ? Será?
Um pequeno exemplo:

Para o supermercado não seria muito mais econômico se os pedidos fossem expedidos automaticamente quando os estoque do produto estiverem em baixa, ou se os gestores soubessem exatamente quando, onde e quais são os produtos mais vendidos da rede - por que e o qual o perfil desses compradores, para então criar maneiras de fideliza-los e receber deles o devido feedback? 

Sem criar um planejamento estratégico com ações de curto, médio e longo prazo para a area de TI, seja de qual for a empresa ou segmento, a área continuará sendo tratada como gasto.

TI não pode mais correr atraz da cenoura, deve criar facilidades para demostrar seu valor, e assim, viabilizar uma excelente colheita à organização.

E é esse é o meu mais novo desafio.... boa sorte pra mim não é?

Grande Abraço! :-)

Novos rumos, nova cara

Opa, legal?
Passou-se muito tempo depois da minha ultima publicação nao é?

Os acontecimento dos ultimos meses abriram muito a minha cabeça.
Estou fazendo Gerenciamento de Projetotos na FGV, um curso fantástico que recomendo a todos.

Esse foi um período de grandes acontecimento, que fizeram mudar a minha visão sobre o universo da TI.
Dessa forma, decidi dar um novo rumo a esse blog, para tentar aqui orquestrar as minhas ideias sobre os mais variados temas

Espero que gostem e interajam comigo nessa nova jornada

grande abraço! :-)


domingo, 29 de janeiro de 2012

[Dica QlikView] Selecionar gráfico em container

Opa! Legal?

Ontem enfrentei uma pequena corrida para descobrir como selecionar um objeto que estava dentro de um gráfico do tipo container. Depois de um preve estudo olha só oq saiu:

O gráfico do tipo Container trabalha a partir de abas onde cada aba é um gráfico diferente.
Como não existe função para acessar gráficos dentro de container infelizmente tive que criar uma macro

"Sempre irei adicionar um infelizmente antes de qualquer palavra que me leve a macros! Acho valido as possibilidades que ela nos dá, porém é um recurso que tende a não existir mais"

Dessa forma, escrevi o código abaixo:

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

[Dica QlikView] Set Analisys facinho!

Opa! legal?

Pessoal, olha só oq o maluco do Stefan Walther, do qlikblog.at, criou!

Um programa (online) que cria a expressões Set Analisys!
Muito legal!!!! deem uma olhada com calma, é possível aprender coisas muito interessantes
o nome do programa é Set Analysis Wizard for QlikView:
nele vc pode definir variáveis, filtros, contar excluídos, enfim... tudo que tem no help porém de uma maneira muito mais didática! :-)

Muito legal, não?
Grande abraço!

Números do QlikView

Ontem de madruga estava lendo um artigo muito interessante feito pela IDC sobre o QlikView e seus números.
Tentei mensurar em poucas linhas o estudo e Veja só oq descobri
(revenda QlikView corram atraz da fonte oq isso é venda certa!).

Algumas siglas em inglês devem ser compreendidas por aqueles que trabalham ou vendem soluções de Business Intelligence:
ROI: Return Of Investment (retorno do investimento)
TCO: Total Cost of Ownership (custo total de propriedade)

Bem, vamos aos dados:

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Nova desculpa do suporte técnico



Acredito que todos aqui já fizeram a infeliz pergunta ao pessoal do suporte técnico quando um equipamento deu problema, a internet caiu, o telefone não funcionou ou o servidor esta fora do ar...
"mas oq acenteceu?" "Por que esse erro acontece" ....
dai vem aquelas respostas cabeludas falando sobre IP's, protolos, atualizações, mecanismos de busca, algoritmos retropropagados, dispersão de ondas, etc..
apresento a vc a mais nova desculpa para problemas inesperados em equipamentos e telecomunicação:

QlikView - easer and faster to deploy - Será?

Muito se fala no mercado sobre a qualidade intrínseca do QlikView de ser fácil e rápido para desenvolver aplicações e gerar resultados eficientes e de boa qualidade, qualquer um pode fazer!.
Ótimo! QlikView realmente é mais rápido do que as demais ferramentas...
Perfeito! QlikView realmente é mais fácil de trabalhar, gera resultados rapidamente pois seu modelo associativo foi projetado para "pensar como o cérebro pensa"

Navegando nessa onda é comum escutar por ai (inclusive da própria QlikTech) que qualquer um pode gerar grandes aplicações rapido e facilmente!

Tudo bem, não posso contraria pois vendo isso aos meus clientes o tempo todo!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Seja bem vindo ao meu mundo! :-)

Seja bem vindo caro visitante!
Este blog tem como objetivo disseminar conhecimentos na área de tecnologia, mais especificamente na área de Business Intelligence (BI) ou inteligência de negócios.

Utilizo no meu dia a dia, para realizar as análises que meus clientes desejam dentro do contexto de BI, a ferramenta QlikView
Não significa que aqui encontrará somente post a respeito disso! outras siglas fazem parte do portfólio nerd que desejo postar aqui ... TI, BI, ETL, BPM, SOA, PL/SQL
sentam-se a vontade para participar!
Ótima leitura! :-)