Prezados leitores (a), tudo bem?
Nós de TI não somos muito de conceitos não é? Queremos mais é botar a mão na massa ... realizar o projeto mesmo .. então hoje para continuar o post sobre interoperabilidade, irei exemplificar um pouco dos conceitos anteriormente publicados.
Para quem ainda não leu a primeira parte, segue o link
Como todas as empresas, o governo também tem que evoluir! É claro! :-)
Sair do modelo tradicional, burocrático e rígido que todos nós conhecemos, para um modelo compartilhado, onde os serviços são prestados de forma transparente e independente de órgãos, secretaria e departamento, já pode ser considerado uma realidade (e a partir de agora acredito que vcs também acreditaram nisso).
As transformações estão acontecendo (ainda não como nós gostaríamos, mas estão evoluindo!) .... vejam só:
O Portal Brasil (www.brasil.gov.br) esta operando desde março de 2010 e integra informações e serviços do Governo Federal sobre as mais diversas áreas.
Você tem idéia do quão complexo é integrar o número de informações e serviços disponíveis num pais do tamanho do nosso?
Navegando um pouco por ele da para sentir o tamanho do trabalho que a brincadeira deu ....
entrei no menu Seções, opção Energia. Então cheretando um pouco deu para saber mais sobre a matriz energética brasileira e então, ver quais são os planos de expansão previstos para o Brasil até 2020 através do Plano Decentral de Expansão de Energia (PDE 2020) do Ministério de Minas e Energia... bem .. só um exemplo.....
Cidadania, Ciência e Tecnologia, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Meio Ambiente, O Brasil, Saúde, Turismo entre outras informações estão lá, categorizadas.
Outro exemplo e bem mais a cara dos profissionais de TI que navegam por esse blog, é o Portal Guia de Serviços do Governo Federal (www.servicos.gov.br)
Embora defasado (criado em 2000, porém com algumas modernizações de layout recente), o site tem como objetivo definir quais serviços o Governo Federal disponibiliza, contendo documentos necessários, órgão responsável, endereço, telefones, etc.
Caso exista a possibilidade de acessar o serviço online, disponibiliza o link de acesso também! :-)
Os serviços estão dividos em 2 grupos: Cidadão e Empresa
Para Cidadão, a subclassificação é Ter filhos, Ter uma família, Adolescentes, Estudando e Procurando emprego.
Para Empresas somente a subclassificação Meu Negócio
São mais de 2300 serviços e mais de 4000 links úteis.
Ambos os portais são acessíveis a portadores de deficiência (baseado no padrão e-MAG - Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico) e foram desenvolvido em parceria com a Sepro - Serviço Federal de Processamento de Dados.
Esses portais só aconteceram por que existiu uma equipe preparada para gerenciar todas as informações e um conjunto de ferramentas e metodologias que foram aplicadas baseado nos padrões do e-PING.
Tecnologias/metodologias que podem ser utilizadas para criar esse tipo de integração são basicamente duas:
SOA - Service Oriented Architecture - Arquitetura orientada a serviços
BPM - Business Process Management - Gerenciamento de Processos de negócio
Onde o SOA, via WSDL, SOAP, UDDI, etc... faz a integração com os sistemas existentes, e alguma ferramenta que suporte BPM sistematiza os processos que não estavam inclusos inicialmente nos sistemas que estão sendo integrados.
bem, de forma grosseira é isso ...
no próximo post falarei um pouco sobre as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de integrações de uma forma mais detalhada.
obs.: Assim como eu não gostaria de não ser mencionado sobre algo que escrevi...
Peço desculpa por não mencionar anteriormente quais as referências utilizadas para criar esse pequeno resumo sobre interoperabilidade
A maioria das informações veiram so site e-Gov (http://www.governoeletronico.gov.br/)
outras vieram do eGovernment Resource Centre (http://www.egov.vic.gov.au)
ok?
Grande Abraço!
Até o próximo post! :-)
Nós de TI não somos muito de conceitos não é? Queremos mais é botar a mão na massa ... realizar o projeto mesmo .. então hoje para continuar o post sobre interoperabilidade, irei exemplificar um pouco dos conceitos anteriormente publicados.
Para quem ainda não leu a primeira parte, segue o link
Como todas as empresas, o governo também tem que evoluir! É claro! :-)
Sair do modelo tradicional, burocrático e rígido que todos nós conhecemos, para um modelo compartilhado, onde os serviços são prestados de forma transparente e independente de órgãos, secretaria e departamento, já pode ser considerado uma realidade (e a partir de agora acredito que vcs também acreditaram nisso).
As transformações estão acontecendo (ainda não como nós gostaríamos, mas estão evoluindo!) .... vejam só:
Você tem idéia do quão complexo é integrar o número de informações e serviços disponíveis num pais do tamanho do nosso?
Navegando um pouco por ele da para sentir o tamanho do trabalho que a brincadeira deu ....
entrei no menu Seções, opção Energia. Então cheretando um pouco deu para saber mais sobre a matriz energética brasileira e então, ver quais são os planos de expansão previstos para o Brasil até 2020 através do Plano Decentral de Expansão de Energia (PDE 2020) do Ministério de Minas e Energia... bem .. só um exemplo.....
Cidadania, Ciência e Tecnologia, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Meio Ambiente, O Brasil, Saúde, Turismo entre outras informações estão lá, categorizadas.
Outro exemplo e bem mais a cara dos profissionais de TI que navegam por esse blog, é o Portal Guia de Serviços do Governo Federal (www.servicos.gov.br)
Embora defasado (criado em 2000, porém com algumas modernizações de layout recente), o site tem como objetivo definir quais serviços o Governo Federal disponibiliza, contendo documentos necessários, órgão responsável, endereço, telefones, etc.
Caso exista a possibilidade de acessar o serviço online, disponibiliza o link de acesso também! :-)
Os serviços estão dividos em 2 grupos: Cidadão e Empresa
Para Cidadão, a subclassificação é Ter filhos, Ter uma família, Adolescentes, Estudando e Procurando emprego.
Para Empresas somente a subclassificação Meu Negócio
São mais de 2300 serviços e mais de 4000 links úteis.
Ambos os portais são acessíveis a portadores de deficiência (baseado no padrão e-MAG - Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico) e foram desenvolvido em parceria com a Sepro - Serviço Federal de Processamento de Dados.
Esses portais só aconteceram por que existiu uma equipe preparada para gerenciar todas as informações e um conjunto de ferramentas e metodologias que foram aplicadas baseado nos padrões do e-PING.
Tecnologias/metodologias que podem ser utilizadas para criar esse tipo de integração são basicamente duas:
SOA - Service Oriented Architecture - Arquitetura orientada a serviços
BPM - Business Process Management - Gerenciamento de Processos de negócio
Onde o SOA, via WSDL, SOAP, UDDI, etc... faz a integração com os sistemas existentes, e alguma ferramenta que suporte BPM sistematiza os processos que não estavam inclusos inicialmente nos sistemas que estão sendo integrados.
bem, de forma grosseira é isso ...
no próximo post falarei um pouco sobre as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de integrações de uma forma mais detalhada.
obs.: Assim como eu não gostaria de não ser mencionado sobre algo que escrevi...
Peço desculpa por não mencionar anteriormente quais as referências utilizadas para criar esse pequeno resumo sobre interoperabilidade
A maioria das informações veiram so site e-Gov (http://www.governoeletronico.gov.br/)
outras vieram do eGovernment Resource Centre (http://www.egov.vic.gov.au)
ok?
Grande Abraço!
Até o próximo post! :-)

